Maléficios do refrigerante
SAÚDE
Historicamente, os refrigerantes têm aparentado brindar soluções que infelizmente representam problemas para a saúde. Os refrigerantes têm sido, quase desde sua criação, um dos grandes males silenciosos padecidos pela humanidade. Tratase de um inimigo que caminha a passos lentos mas firmes. O consumo de refrigerantes vai degenerando aos poucos a saúde: causa obesidade, enfraquece os ossos, produz diferentes alterações no organismo, afetando até o estado de ânimo. Se não fosse pelos poderes econômicos e os claros interesses do setor, os refrigerantes deveriam levar um selo de advertência muito parecido ao dos cigarros.
1. Osteoporose. Os refrigerantes de cola possuem ácido fosfórico, um composto químico que aumenta a acidez do sangue. Para neutralizar esse aumento, o organismo utiliza o cálcio dos ossos, propiciando a osteoporose. Um estudo feito com mulheres que bebia apenas 3 refrigerantes de cola por semana revelou que elas perderam, em média, 4% de massa óssea de regiões do quadril.
2. Diabetes. Os refrigerantes possuem quantidades elevadas de açúcar, que aumentam o nível de glicose no sangue e a resistência à insulina. Esses fatores combinados elevam o risco de desenvolvimento de diabetes do tipo 2. Além disso, o consumo excessivo de açúcar leva a outros problemas como obesidade e aumento de triglicérides no sangue.
3. Doença cardiovascular. A combinação de obesidade, aumento de glicose e gordura no sangue eleva o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, como aterosclerose, acidente vascular cerebral e infarto do miocárdio. Um estudo realizado em Harvard revelou que o consumo diário de refrigerantes aumenta em 20% o risco de infarto durante um período de 22 anos
4. Cárie. Os níveis elevados de açúcar e de ácido nos refrigerantes prejudica a saúde dos dentes e corrói o esmalte.
Além disso, há risco de desenvolvimento de doenças da gengiva, como a gengivite.
5. Gastrite. O