Malva
A malva ( Malva sylvestris) é cultivada como planta ornamental, devido a suas belas flores, é uma planta originaria da Europa, mas também distribuídas nas regiões tropicais, subtropicais e temperadas da Africa e Ásia, posteriormente sendo conhecida no Brasil. Além de seu uso na fitoterapia, a planta ainda é utilizada como hortaliça desde o século VIII a.C. É uma planta que gosta de locais com sol e de solos arenosos e bastante drenados.
Esta espécie não pode ser confundida com outras “malvas” pertencentes a outros gêneros da mesma família botânica pois suas propriedades medicinais são diferentes, inclusive algumas espécies de malva são usadas como adulterantes de chás vendidos em farmácias e casas de produtos naturais . Existem cerca de 243 gêneros da família Malvaceae no mundo e aproximadamente 80 delas são encontradas na flora brasileira, ou são cultivadas.
As flores da malva, frescas ou secas, são bastante consumidas nos países europeus, ate mesmo mais consumidas do que as próprias folhas.
A Malva sylvestris possui substancias como taninos, flavonoides, mucilagens e óleos essenciais presentes tanto nas folhas quanto nas flores que são os responsáveis por suas propriedades cicatrizantes, laxativas e emolientes.
Os flavonoides da malva são os responsáveis pela ação anti-inflamatória da planta, auxiliando no tratamento de gastrites, ulceras péptica, inflamações de garganta e faringe, aftas e lesões bucais, bronquites e gripes.
.
DESCRIÇÃO DA PLANTA
Pertencente a família Malvaceae, a planta malva possui o nome cientifico Malva sylvestris.
É uma planta de sol pleno ou meia sombra, exigente em agua, muito resistente ao frio, pode chegar a suportas até -20ºC, tem um porte de até 1metro de altura e 60 cm de amplitude, com raízes profundas, lenhosa em sua base, com alhos elevados, pilosos e ramificados, folhas alternas, pecioladas e com bordos dentados. Flores de até 0,4 cm de diâmetro, azuladas, com cinco pétalas estreitas que aparecem entre