Malharia ii
Departamento de Engenharia Têxtil
TECNOLOGIA DA MALHARIA II
Professora Andreia Bortoluzzi da Silva
Goioerê/2013
2
1
CLASSIFICAÇÃO DA MALHARIA E DEFINIÇÕES
Tecidos de malhas são tecidos de aplicação têxtil produzidos por um ou mais fios durante o processo de tricotagem. Conforme mostra a Figura 1, os tecidos de malha dividem-se em malharia de trama e malharia de urdume, cujas diferenças repousam em seus diferentes sistemas de formação da malha.
MALHARIA
TRAMA
URDUME
CIRCULAR
RETILÍNEA
RASCHEL
KETTENSTUHL
Figura 1 – Classificação da malharia.
A malharia de urdume é definida como um processo de formação de laçadas no qual o fio é alimentado na zona de tecimento, na forma de urdume em rolos ou carretéis. Essa tecnologia se distingue em máquinas Kettenstuhl e Raschel. Os tecidos de malha de urdume consistem em vários fios (o urdume) dos quais são tricotados pelas agulhas no sentido do comprimento do tecido (vertical). Estes tecidos são elásticos no sentido da largura, porém, não possuem muita elasticidade no sentido do comprimento como os tecidos de malha de trama. Pode-se conseguir elasticidade no sentido do comprimento através do acabamento do tecido e utiliza-se quase sempre fio sintético para a fabricação destes tecidos. Já os tecidos de malha de trama consistem em um ou mais fios dos quais são tricotados pelas agulhas no sentido da largura do tecido (horizontal). Estes tecidos possuem elasticidade tanto no sentido da largura como no sentido do comprimento e são feitos tanto com fios naturais como sintéticos.
3
A Figura 2 ilustra uma estrutura de malharia de trama e outra de urdume.
Malha de trama
Malha de urdume
Figura 2 – Estruturas das malhas de trama e de urdume.
Na Figura 3 temos a estrutura básica da malharia de trama na qual o fio passa por todas as agulhas durante o processo de formação de uma carreira.
Figura 3 – Tricotagem da malha de trama.
A Figura 4