Defeitos de malhas
Causas das irregularidades
Malharia full-fashion
Goioerê, 27 de março de 1997.
A qualidade em uma fábrica de malhas utilizando abordagens práticas
Há, hoje, em dia, uma revolução em termos de qualidade e produtividade em todo o mundo nos locais em que os mercados estão se internacionalizando e onde muitos países estão reduzindo as barreiras de importação. Além disso, diante de uma tendência geral, no sentido de aumentar a importação de produtos têxteis, um número cada vez maior de empresas está diminuindo de parte para atender às pressões tanto do custo quanto da qualidade. Isto resulta em empresas que estão sendo forçadas a produzir cada vez mais, com níveis mais altos de qualidade, mas possuindo uma quantidade cada vez menor de supervisores e de operários para desempenhar tarefas.
Para uma fábrica de malhas que deseja melhorar suas operações e estruturas e lucro, é interessante notar que aproximadamente 65% de todos os problemas relacionados com as malharias acham-se associadas às características dos fios, à sua seleção e á sua rela capacidade de serem transformados em malha. Este percentual é muito importante pelo fato de muitos na verdade, a maioria dos problemas encontrados na malharia, não serem devido às características dos próprios fios isoladamente, mas à maneira pela qual elas interagem com as atividades da fábrica de malhas.
Há, naturalmente, vezes em que o fio é ruim e completamente inadequado para o tecimento de malhas.
Sob o ponto de vista da possibilidade de transformação em malhas
(malhabilidades), é importante dispor de alguém, na fábrica, que compreenda as interações que existem entre as propriedades da fibra nos fios que estão sendo usados na planta. No armazém de estoque, uma pequena dose de observação será suficiente para começarmos a identificar as fontes de problemas que poderão ser prontamente corrigidas e/ou prevenidas.
Recomendações prioritárias:
— Use a rotatividade