Malha urbana do egito
Infelizmente poucas cidades egípcias puderam ser desenterradas pelos arqueólogos, mesmo assim essas já nos mostraram como se organizavam o povo do antigo Egito e como eram fascinantes suas cidades.
Como no mundo de hoje havia cidades luxuosas e bem organizadas, mas que também faziam contraste com as partes menos favorecidas. Um exemplo era a cidade de Hotep-Sanusri, uma cidade fechada por muralha que media 350m por 400m ( No antigo Egito temos relatos de cidades que tinham muralhas de até 500m por 20m de altura).Hotep foi construída para alojar muita gente em um espaço restrito, era dividida por um mura lha onde de um lado ficava os nobres e do outro o povo mais pobre. A cidade também era atravessada por uma avenida com largura de 9m que formava ângulos retos com estreitas ruas, as casas eram agrupadas de maneira que a fachada ficava para rua, nos bairros nobres as ruas eram largas e chegavam ao palácio e ao alojamento dos altos funcionários.
Outra cidade importante do antigo Egito era Akhetaton “Horizonte de Aton” cidade considerada um marco histórico, pois foi a primeira cidade planejada que se tem noticia na terra. Foi construída pelo faraó Akhenaton(1353 a 1335 a.C.) para ser a capital do Egito na época, foi construída em solo virgem e em menos de 2 anos já havia mais de 20 mil habitantes, havia uma estrada real que ligava ao palácio,templos e edifícios da administração á cidade central e seus limites eram marcados por monumentos denominados “Estelas”. Não podemos deixar de lembrar dos fascinantes jardins que nela existia uma característica das grandes cidades do antigo Egito. Infelizmente Akhetaton durou apenas 15 anos com a morte do faraó Akhenaton ela fora abandonada.
Todas as pesquisas dos arqueólogos nos mostram que no antigo Egito já havia planejamento das moradias e também de suas cidades com ruas e avenidas sempre formando ângulos ortogonais e não só isso se preocupavam com a segurança, pois a maioria das cidades desenterradas