Cadeia de suprimentos
1- O RELACIONAMENTO DA FUNÇÃO COMPRAS COM A CADEIA DE SUPRIMENTOS
2- PRINCÍPIOS DA DINÂMICA DOS MATERIAIS
Tarefa 2 – Disciplina de Suprimentos e Logísticas.
São Paulo 2008
1- O RELACIONAMENTO DA FUNÇÃO COMPRAS COM A CADEIA DE SUPRIMENTOS
Atividades de compras/ suprimentos requerem alguns cuidados:
- fornecedores externos mais eficazes; - terceirização dos serviços; - eliminação de desperdício; - fornecedores mais confiáveis e flexíveis; - integração de sistemas e comunicação entre fornecedor-cliente.
A relação entre produção e compras é considerada a mais importante para a empresa. É necessário um programa de atividade como estoque, organogramas, projetos e contratos de trabalho, novos produtos a ser fabricados e modificações nos planos se houver variação no ritmo da produção.
Comprar depende de organização e comunicação entre compradores e fornecedores. A compra estratégica está relacionada com a: - responsabilidades do fornecedor e o requerimento dos suprimentos; - mudanças no mercado de fornecedores; - nível de comunicação entre as empresas e a cadeia de suprimentos; - desenvolvimento.
Existem várias formas de compras: padrão, acordo de fornecimento, compra consignada, armazém alfandegado, compra tercerizada, clube de compras, compras com cartão corporativo, posto avançado de compras. Cada empresa deve comprar da forma que achar mais fácil e racional para ela.
Independente da forma de compra, O cliente tem a responsabilidade avaliar o serviço prestado pelo fornecedor (prazo para entrega, preço e qualidade do produto) e dar um feedback ao fornecedor.
2- PRINCÍPIOS DA DINÂMICA DOS MATERIAIS
[pic] Estoque deve ser visto como um sistema: entradas de materiais e saídas de materiais, gerando um saldo que é a quantidade disponível.
Por que uma empresa