malha de aterramento
Os motores trifásicos possuem um esquema de configuração, que permite ajustar o motor para trabalhar em tensão menor (220) ou tensão maior (380). Junto ao motor próximo dos terminais de conexão existe uma plaqueta mostrando como devem ser feitas as conexões das bobinas. Normalmente são seis pernas de fios numerada de 1 a 6, combinando adequadamente as ligações ele pode ser ligado em 220 V ou 380 V.
Fechamento em Triângulo (220 V)
Na maioria dos casos os motores possuem 6 pontas de cabos em sua caixa de ligação . O fechamento em triângulo proporciona o fechamento na menor tensão suportada, por exemplo: um motor que suporte 380V e 220V o fechamento em triângulo será para a tensão de 220V.
Será possível entender na ilustração abaixo como realizar o fechamento em triângulo do motor elétrico trifásico, observe que os terminais 1-6, 2-4 e 3-5 são interligados entre sí e estas pontas são interligadas com a rede de alimentação trifásica.
Fechamento em Estrela (380 V)
Na maioria dos motores apresentam pontas 6 e para podermos ligá-lo ao maior nível de tensão disponível devemos fecha-lo em estrela.
Este fechamento é basicamente o mais simples de ser desenvolvido, observe que o fechamento se dá com a a realização do curto circuito dos terminais 4-5-6 e realiza-se a alimentação trifásica utilizando os terminais 1, 2 e 3. Veja a seguir uma ilustração deste fechamento.
Portanto de uma forma bem simples é possível fazer ligação de um motor trifásico de 220 V no sistema da Eletrobrás (380 V), mas, para alguém que não tem experiência com motores e eletricidade, é melhor chamar alguém especializado que entenda do assunto. É muito perigoso dar dicas de ligações destes motores para pessoas leigas. Além de riscos de acidentes graves no aspecto material, pode colocar em risco a própria vida. Devemos ter muito cuidado com eletricidade