Malformação de arnold chiari
Professora: Fabiana Abraão
Niterói:
Malformação de Arnold Chiari
Patrícia Figueiredo
Definição
A malformacao de Arnold Chiari é um grupo de malformações congênitas envolvendo o tronco cerebral, cerebelo, medula espinhal superior, e as estruturas ósseas vizinhas. As malformações de Chiari são um grupo de condições originalmente descritas em 1891 e 1896 por Hans Chiari patologista alemão.
Palavras chaves: Anomalias congênitas, malformação de Arnold chiari, malformação de Chiari do tipo II, malformação de Chiari do tipo I, malformação do sistema nervoso central.
Conceito
Malformações congênitas ou defeitos congênitos são todas as anomalias funcionais ou estruturais do desenvolvimento fetal decorrente de fatos originados antes do nascimento, podendo ter causas genéticas, ambientais ou desconhecidas, mesmo que o defeito não seja aparente no recém- nascido ou que se manifeste tardiamente.
As anomalias congênitas são encontradas em grande percentuais nos abortamento, sugerindo se essa a evolução natural de parte s das gestações com anomalias embrionárias.
O desenvolvimento cerebral é um processo seqüencial e complexo, com vulnerabilidades a injurias durante toda a gestação, inclusive no momento do parto. De uma forma geral, quanto mais precoce o dano cerebral, maior será o comprometimento funcional.
As anomalias do sistema nervoso central assumem grande importância, não só pela sua freqüência e letalidade (em casos com anencefalia acrania), mas também pelo número e gravidade de seqüelas que podem causar, prejudicando a evolução da criança.
Essa malformação de Arnol Chiari e uma síndrome genética que acontece no sistema nervoso central do cérebro posterior, caracterizada por um alongamento descendente do tronco cerebral e cerebelo até parte cervical da medula espinhal.
Fisiopatologia
A causa dessa malformação ainda não é totalmente esclarecida, a mais aplausível é o fator genético que acontece na vida