teratologia do sistema nervoso
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 4
2. TERATOLOGIA DO SISTEMA NERVOSO 6
3. MALFORMAÇÕES DO TUBO NEURAL 8
3.1 Anencefalia 8
3.2 Espinhas bífidas 9
4. HIDROCEFALIA 11
5. MALFORMAÇÕES DO TRONCO E CEREBELO 14
5.1 Malformações de Arnold-Chiari 14
5.2 Malformações de Dandy-Walker 14
6. CONCLUSÃO 16
Referências 17
1. INTRODUÇÃO
A teratologia é o ramo da ciência que estuda as causas, mecanismos e padrões do desenvolvimento anormal. Um conceito fundamental da teratologia é o que de certos estágios do desenvolvimento embrionário são mais vulneráveis à perturbação que outros. As observações de Lenz e McBride em 1961 chamaram a atenção para o papel da drogas no desenvolvimento dos defeitos de nascença humanos (KLIEGMAN, 1996).
O efeito de substâncias teratógenas sobre um feto é altamente susceptível à fase embrionária de gestação (LEITE, 2007):
* Primeira semana do desenvolvimento: não é suscetível a ação de agentes teratogênicos, pois as células reguladoras têm capacidade totipotente;
* 2ªsemana do desenvolvimento: é um período crítico, que vai da gastrulação à nidação, a ação de um agente teratológico pode matar o embrião.
* 3ª a 8ª semana do desenvolvimento: corresponde ao período embrionário - formação de órgãos - período altamente suscetível a ação de agentes teratológicos que causam malformações nas estruturas.
Os Fatores que vão desencadear os agentes teratológicos são: Fatores genéticos, fatores ambientais, fatores cronológicos e fatores constitucionais. (CORRÊA, 2001)
Os fatores genéticos podem ser de dois tipos:
a) fatores gênicos: envolvem a herança dos genes que causam a anomalia. Um exemplo de malformação oriunda desse fator é a polidactilia (o indivíduo apresenta mais de cinco dedos, principalmente nas mãos).
b) fatores cromossômicos: abordam as aberrações cromossômicas representadas pelo número anormal de