MALES DA NICOTINA
O que é:
A nicotina é um composto orgânico, e é o principal alcalóide do tabaco. (Alcalóides são compostos orgânicos nitrogenados provindo de plantas, que tem efeitos fisiológicos nos seres humanos). A nicotina está presente em toda a planta do tabaco, mas principalmente nas folhas, correspondendo a 5% em peso da planta. A nicotina é um dos alcalóides que mais preocupam pela sua capacidade de dependência por ser uma das mais acessíveis para a população, já que boa parte do poder viciante do cigarro vem da nicotina presente no tabaco. Além disso, muitas das substâncias presentes no cigarro, além do tabaco, agem como reforçadores do tabaco.
Como age:
A nicotina age de duas maneiras distintas: tem um efeito estimulante e, após algumas tragadas profundas, tem efeito tranquilizante, bloqueando o stress. Seu uso causa dependência psíquica e física, provocando sensações desconfortáveis na abstinência. Em doses excessivas, é extremamente tóxica: provoca náusea, dor de cabeça, vômitos, convulsão, paralisia e até a morte. A dose letal (LD50) é de apenas 50 mg/kg.
Numerosos estudos comprovam que o consumo de tabaco causa diversos males à saúde dentre eles:
Cancêr de pulmão, esôfago,laringe;
Leucemia;
Infarto do miocárdio
Enfisema pulmonar
Impotência sexual
Catarata
Aneurisma arterial
Infecções respiratórias
Mas, mesmo assim, todos os dias milhares de jovens e adolescentes começam seu caminho à dependência química da nicotina.
Quem fuma, sabe que pela frente irá encontrar uma série de doenças que demoram, mas que com o tempo aparecem e podem ser letais. É normal, portanto, que, ao parar de fumar, os primeiros dias sem cigarros sejam os mais difíceis, porém as dificuldades serão menores a cada dia. Quanto mais cedo você PARAR DE FUMAR menor o risco de se dar mal.
Quem NÃO fuma aproveita MAIS a vida!
Farmacologia
A molécula que vicia
Cerca de 30% da população brasileira adulta é viciada em nicotina.