malaria
Malária ou paludismo é uma doença infecciosa transmitida por mosquitos e provocada por protozoários parasitários do géneroPlasmodium. A doença é geralmente transmitida através da picada de uma fêmea infectada do mosquito Anopheles, a qual introduz nosistema circulatório do hospedeiro os microorganismos presentes na sua saliva, os quais se depositam no fígado, onde maturam e se reproduzem. A malária manifesta-se através de sintomas como febre e dores de cabeça, que em casos graves podem progredir para comaou morte. A doença encontra-se disseminada em regiões tropicais e subtropicais ao longo de uma larga faixa em redor do equador, englobando grande parte da África subsariana, Ásia e América.
Agente infeccioso
O agente infeccioso é o Plasmodium. O bicho-barbeiro é quem transmite esse parasita ao homem. Quando o barbeiro pica, ele defeca e quando a pessoa coça o local da picada leva os Plasmodium que estavam nas fezes do barbeiro a entrar na circulação da pessoa pelo pequeno orifício.
Transmissão
A malária é provocada por protozoários parasitas que são transmitidos para o ser humano através da picada da fêmea do mosquito anófeles. O mosquito pica uma pessoa contaminada, levando os protozoários para outra pessoa.
Sintomas
Após ter adquirido a doença, a pessoa começa apresentar alguns sintomas. O principal deles é a febre. O doente começa sentir muito frio, seguido de fases de extremo calor. Estas febres são constantes, porém a periodicidade é irregular. As dores de cabeça, náuseas, hemorragias e fadiga também são sintomas.
Tratamento
A malária é tratada com medicação anti-malárica. A escolha do fármaco depende do tipo e gravidade da doença. Apesar de geralmente serem também usados medicamentos para baixar a febre, a sua influência no tratamento não é ainda conclusiva.64
A malária não complicada pode ser tratada com medicação oral. O