MALACA
Saiba Mais no GrupoEscolar.com: http://www.grupoescolar.com/pesquisa/copa-do-mundo-no-brasil-em-2014.html
O maior campeão de futebol da história das Copas do Mundo tenta se organizar para sediar pela segunda vez o torneio. A escolha do Brasil se deve a um regulamento da FiFa (Federação Internacional de Futebol) que determina um rodízio entre os continentes que recebem o campeonato.
Acredita-se que as cidades sede serão: Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. Esses locais devem atender a diversas exigências da Federação Internacional. Entre elas está oferecer um estádio com segurança e condições de países desenvolvidos, com hospitais e estacionamentos nas imediações. Também é necessária uma operação de infra-estrutura e logística para abrigar as 32 equipes e poder realizar sem problemas as 64 partidas previstas.
É uma enorme tarefa para o nosso país, pois nenhuma das prováveis cidades sede tem estádio totalmente preparado. São necessárias inúmeras reformas para atender as condições técnicas, e também novas construções devem ser feitas. Os processos de licitação para destinar verba pública aos projetos são lentos e complicados, principalmente por se tratar de um país de corrupção ativa e ininterrupta. Se não for com “ginga política”, é quase certo que os Tribunais de Conta intervenham durante as obras. A esperança está nas PPPs, as Parcerias Público-Privadas ou até mesmo contar somente com a iniciativa privada em alguns casos.
São esperados pelo menos 500 mil turistas. Isso seria receber aproximadamente 10% do que o país recebe por ano apenas no mês da Copa . A iniciativa privada deve adaptar sua rede hoteleira e outros estabelecimentos (lojas, restaurantes etc) para atender a demanda. Como se comunicar com os turistas, se somente em alguns lugares ( públicos e privados) há alguém que fale ao menos um idioma a mais? Cada capital