história da ásia
“O Sudeste Asiático”
O Sudeste Asiático é a região hoje compreendida pelos estados modernos da Birmânia, Tailândia, Laos, Camboja, Vietnam, Malásia Indonésia e Filipinas. Nessa Região estão presentes as grandes religiões do globo: hinduísmo, budismo, islamismo e cristianismo. O termo é relativamente novo sendo utilizado de 1943 para cá, a partir da resistência contra a invasão japonesa durante a 2ª Guerra Mundial. De clima tropical, a região é constantemente assolada pelo calor e a umidade que mantém a média anual de temperatura elevada e o regime de chuvas rigoroso. A região é cortada por imensas cordilheiras, bem como por grandes rios, tais como Mekong, Menam, e Rio Vermelho, flanqueados por vales alagados utilizados principalmente para o cultivo de arroz.
O povo Yue é um grupo étnico originário do que atualmente é o norte do Vietnã e o sul da República Popular da China. Embora sejam rotulados tanto geográfica como linguisticamente como pertencendo ao Sul da Ásia, longos períodos de influência e dominação pelo povo han acabaram deixando-os mais próximos ao Leste da Ásia, ou, mais especificamente, aos seus vizinhos do norte, a população do Sul da China e outras tribos próximas à região. Estudos genéticos nas últimas décadas mostraram que a população vietnamita exibe traços genéticos que são muito próximos e/ou idênticos àqueles das populações do Sul da China, com a exceção de sete traços distintos. Os resultados destes exames indicaram uma origem genética dupla da população vietnamita, a partir das populações chinesa e tailandesa.
De acordo com as lendas locais, o primeiro vietnamita descendia do soberano dragão, Lạc Long Quân, e do espírito celestial feminino, Âu Cơ. Os dois se casaram e produziram cem ovos, dos quais saíram cem crianças. Seu filho mais velho, Hùng Vương, reinou como o primeiro rei do Vietnã. Já os indícios históricos indicam que os antecessores do povo vietnamita teriam emigrado da região sul da China até o Delta do rio