Mal do mergulhador
A doença de descompressão, ou mal do mergulhador é o nome dado à variedade de sintomas experimentados por uma pessoa exposta a uma redução da pressão do ar que rodeia o seu corpo. É um tipo de disbarismo.
Os gases dissolvidos no sangue formam bolhas que obstruem as vias sanguíneas causando dor e outros sintomas. Bolhas de ar podem formar-se quando uma pessoa passa de um ambiente de alta pressão para um de baixa, o que ocorre durante a emersão em um mergulho.
Conclusão
O mal do mergulhador ocorre quando os gases dissolvidos no sangue formam bolhas obstruindo a passagem de sangue. Isso ocorre quando um ser passa de um ambiente de alta pressão para um de baixa pressão.
O sintoma mas comum é a dor, podendo causar até morte, por isso não é recomendado fazer mergulhos em lugares profundos sem ter uma experiência ou desacompanhado de instrutores.
A doença da descompressão (mal da descompressão, doença do caixão) é uma condição em que os gases dissolvidos no sangue e nos tecidos formam bolhas que obstruem o fluxo sanguíneo e causam dor e outros sintomas.
Bolhas podem formar-se quando uma pessoa passa de um ambiente de alta pressão para um de baixa, o que ocorre durante a emersão em um mergulho.
Causas e Prevenção
Um mergulhador ou um indivíduo que trabalha em um ambiente com ar comprimido que respira ar sob alta pressão, aspira grandes quantidades de oxigênio, de nitrogênio e de outros gases do ar. Como o oxigênio é utilizado continuamente pelo organismo, ele não se acumula. Contudo, o nitrogênio e os outros gases dissolvem- se no sangue e nos tecidos e se acumulam. O único meio dos gases deixarem o corpo é pela corrente sanguínea e pulmões (isto é, pela via inversa de sua entrada) e este processo leva tempo. À medida que a pressão externa aumenta, o que ocorre durante a emersão em um mergulho, a pressão pode não ser suficiente para manter os gases dissolvidos e, consequentemente, pode ocorrer formação de bolhas de ar no sangue e nos