Maketing digital
Lígia Cabral
A ERA DO MARKETING DIGITAL
Rio de Janeiro
2014
Porque antes de comprarmos um produto ou consumir algum serviço procuramos saber o que estão falando a respeito? Consultas às redes sociais são a maioria. Ir à página do fornecedor, e vê se há reclamações antes de qualquer coisa. O consumidor dos dias atuais não se influencia apenas se pelo (a) garoto (a) propaganda, é um consumidor que interage e opina sobre.
Para isso, as empresas devem aprimorar seu planejamento de marketing. Um planejamento interativo, para suprir essa demanda do consumidor impulsionado pelo digital. Um exemplo para isso, é o tão proclamado “poder do usuário” que adquire o papel central no cenário do marketing atual. Mas afinal, o que é o marketing?
1. Conceito de marketing
Existem diversas definições para o marketing, umas mais complexas do que outras, e algumas com focos mais específicos. Em Administração de Marketing, de Kevin Lane Keller e Philip Kotler, há uma definição simples e completa: “Marketing é atividade humana dirigida para satisfazer necessidades e desejos por meio de troca”.
Essa definição contém alguns dos principais aspectos do marketing. Por ser dirigido para satisfazer os desejos humanos, sendo assim, deve se levar em consideração o público-alvo, tendo a necessidade de conhecê-lo para satisfazê-lo. Isso já coloca o público-alvo no centro de qualquer ação de marketing, e se a empresa tiver completa noção dos gostos, terá estratégias de sucesso. Claro que se o comportamento do público-alvo mudar, as estratégias mudarão também.
Basicamente, o marketing para definir suas estratégias, se basei em 4Ps (produto, preço, praça e promoção), serão eles que definiram o planejamento e as estratégias:
Produto: aquilo que satisfaz a necessidade ou desejo. Um produto não necessariamente deve ser tangível, como um livro, pode ser um serviço, evento, informação, dentre outros.
Preço: é o fato que