Maketing de Serviços
Módulo: 5
Fórum: Posicionamento Crítico
Disciplina: Marketing de Serviços
Turma: 73 - GE XV
Introdução
É válido ou não uma empresa de serviços no Brasil adotar a prática de inversão da pirâmide organizacional?
É nítida a baixa qualidade do setor de serviços no país, desde prestadores autônomos até empresas de grande porte. O crescimento da economia tem alavancado a demanda por serviços que atendam de forma satisfatória o mercado brasileiro e pelos fatores que veremos em seguida, a baixa qualidade dos serviços prestados tem sido a realidade do mercado brasileiro.
Falta de mão de obra qualificada no Brasil – prestações de serviços ruins
Em decorrência das falhas na educação e ensino em todo país, a mão de obra qualificada é deficitária. A grande demanda versus a baixa oferta de mão de obra qualificada pode encarecer este “produto” e as empresas normalmente precisam encaixar sua folha de pagamento em um orçamento pré-estabelecido, mas nem sempre este orçamento tem sido suficiente para manter os profissionais com as qualificações adequadas para as funções existentes.
Consequentemente as empresas contratam profissionais sem a qualificação necessária gerando assim grande insatisfação aos seus clientes pelos serviços prestados.
Falta de uma cultura, nas empresas de serviços no Brasil, que aceite a opinião dos funcionários na elaboração de estratégias de marketing
Há um velho ditado popular que diz: “Santo de casa não faz milagres”. Infelizmente este ditado tem sido a realidade em muitas empresas desde pequeno até as de grande porte. O fato de alguns funcionários terem contato com clientes e outros vivenciarem dia a dia a execução dos serviços, lhes proporcionam uma oportunidade de ouro para empresa que é de servirem como termômetro informando as mais diversas reações e até mesmo insatisfações pelos serviços prestados. No entanto as empresas desprezam estas informações preciosas e contratam outras empresas