Estrategia empresarial - fgv - pos adm
Os recursos organizacionais podem ser definidos como ativos, capacidade, competncia, preocesso organizacionais, atributos, informaçoes, conhecimentos, entre outros atributos internos da empresa que podem ser de 4 tipos: financeiro, físico, humano e administrative.
Barreiras à entrada incluem: economias de escala, identidade da marca, custo de troca de fornecedores, exigencia de capital, acesso a distribuição, vantagem de custo e retaliação esperada. Lealdade à marca; necessidades de capital; regulaçao governamental e canais de distribuição.
Barreira de saida: aumenta a competicao e faz a empresa se manter ate o limited a rentabilidade.
Estrategia de diferenciação: possui características e qualidades intrínsecas que atendem a um determinado segmento de mercado e torna o produto/serviço superior aos demais da mesma categoria. Ela só é efetiva quando reconhecida pelo mercado. Oferecer produtos/serviços que oferecem benefícios diferentes daqueles da competição e que são valorizados pelos clientes.; Grandes supermercados Não adotam estratégia de diferenciação.
Na visão baseada em recursos (RBV), o que são fontes de vantagem competitiva estratégica: Recursos e competências centrais únicas.
Estrategia de Diversificação é estratégia de crescimento.
Estrategia Generica: lideranca de custo; diferenciacao; foco no custo e foco na diferenciacao.
Estrategia em lideranca de custo: nao se pode controlar o preco, logo controla-se os custos. Necessidade de gdes investimentos e acesso a capital. Boa capacidade de operacoes, estilo gerencial estrito, c/ bons controles. Produtos e servicos projetados p/ serem de baixo custo de fabricacao/execucao. Sistema de distribuicao eficiente c/ custos q tbem sejam competitivos. 1) FOCO * Gdes empresas podem menosprezar peq nichos; * Uma peq empresa pode atender a