Majory
Os indivíduos da geração Y são conhecidos por serem multitarefas, isto é, conseguem fazer várias coisas ao mesmo tempo, esta característica é fortemente aliada e propiciada pela tecnologia. São profissionais que estão sempre em busca de informações novas, atualizadas e procuram por soluções rápidas e fáceis para os problemas. Sem contar que são aptos às tecnologias em geral.
De maneira geral, são reconhecidos pela impaciência, pelo desapego à hierarquia e pela dificuldade em aceitar regras. Segundo a consultora de RH Vanessa Joia (2014), atualmente, o maior desafio enfrentado pelo mercado de trabalho é entender as motivações e o perfil da Geração Y. E a professora do Ibmec-RJ, Ylana Miller (2014) destaca que os jovens têm uma inquietude natural que pode ser usada a favor da criatividade e da inovação.
De acordo com um estudo realizado pela Amcham para reter jovens talentos, mais de 40% das empresas ouvidas adotam a flexibilidade de horários e 35% criam planos específicos de carreira para a Geração Y. Durante a pesquisa, várias das empresas afirmaram que os maiores desafios para lidar com os jovens profissionais é a necessidade constante de ajustes nos modelos hierárquicos dentro da empresa.
Uma das adaptações do mercado para atender esses profissionais é o programa de Trainee, funciona como um recrutamento de universitários que estão no último ano da graduação ou recém-formados. Neste tipo de contratação, os profissionais são treinados para se tornarem líderes das organizações e alguns chegam até aos cargos mais altos, como sócios, diretores e presidentes.
Outro tipo de dado importante para o mercado são os interesses desses profissionais, uma pesquisa apresentada pela consultoria Oxford Economics (2014). Essa pesquisa ouviu 2.700 funcionários e 2.700 executivos, em 27 países, incluindo o Brasil, sobre temas que impactarão o mundo do trabalho, entre eles: o papel da geração Y.
Nesta pesquisa da Oxford Economics 68% dos