REDES DE INDIGNACAO E ESPERANCA resumo
A participação cidadã consiste na participação ativa do cidadão na sociedade, abrangendo formas de participação política, social e econômica.
Sobre este tema, sabe-se que uma forma de alcançar, ou, ainda de comunicar-se com os demais cidadãos e, importante, de todas as idades e classes, seriam as redes sociais.
Cumpre observar que as redes sociais têm o poder de aproximar os indivíduos e, em se tratando de participação cidadã, supondo que a proposta de um planejamento seja feita em uma cidade, ou até mesmo em um bairro, provavelmente se obteria uma efetiva mobilização, porquanto as redes sociais possuem esse poder para incentivar e promover a análise e etapas de um projeto, bem como participar de fato destas propostas
Nesse ínterim, a idéia de, por exemplo, por meio de uma rede social, criar um projeto de limpeza da cidade, ou ainda, um projeto cultural com palestras educativas aos jovens seria válida no sentido de que por meio de uma rede social se organizariam datas, mutirões e haveria a mobilização dos cidadãos.
No caso de um projeto cultural, também, por meio da rede social, seria realizada toda a organização de eventos, utilizando espaços públicos para realização destes e o mais interessante disso é que a própria cidade se uniria em prol de sua comunidade.
Ainda, as redes sociais possibilitam tamanha mobilização e divulgação que, por meio destas, algumas vezes, é possibilitado aos cidadãos mais proximidade com as Autoridades Municipais para que possam trazer e fazer, dentro de seus planejamentos e propostas, mais subsídios para realização destes.
Por fim, percebe-se que as redes sociais são caminhos de facilitação e proximidade para os cidadãos, uns com os outros e ainda, para os cidadãos com as Autoridades, bem como para as melhorias que pretendem efetuar em prol da política, da sociedade e da economia em suas próprias comunidades.