Mais Titulo que Botafogo
O Poço e o Pêndulo retrata o julgamento e a condenação de um inquisitado que, após receber a sentença proferida pelos inquisidores, é atirado inconsciente num calabouço, local onde irá sofrer inúmeras torturas físicas e psicológicas. Em uma de suas tentativas em reconhecer ao lugar onde foi aprisionado, ele se depara com um poço que lhe desperta os mais horríveis pressentimentos quanto ao seu futuro como prisioneiro.
2º Resumo
Escrito por um dos maiores nomes da literatura de horror da história, "O Poço e o Pendulo" é um conto de ficção e terror de autoria do norte-americano Edgar Allan Poe, sendo uma de suas mais famosas e aclamadas histórias.
No texto somos apresentados a um homem julgado culpado de um crime em plena Inquisição Espanhola, logo após o julgamento, ele é jogado em um calabouço de metal com um profundo poço no meio, do qual ele se salva por meros centímetros antes de percebe-lo, ele mede toda a extensão da sala e checa se não possibilidade de sair, sem encontrar nenhuma abertura ou passagem ele cai no sono, acordando apenas para perceber que foi drogado e que agora se encontra preso á uma mesa de metal com um pendulo em movimento logo acima de seu peito. Cada hora que passa o objeto desce cada vez mais, causando uma tortura psicológica inimaginável e fazendo com que em meio ao seu desespero o encarcerado tente conseguir escapar de seu terrível destino.
Contando com uma discrição minuciosa do sentimento de desespero e claustrofobia do personagem, Edgar Allan Poe consegue fazer com que o leitor sinta-se no lugar do homem encarcerado procurando nervosamente um meio de fugir da morte no momento em que ela se torna mais próxima.
3º Resumo
Já, “O poço e o pêndulo” é Edgar Allan Poe em sua melhor forma. O conto narra a história de um condenado pela inquisição que passa um determinado tempo encarando suas opções de morte, trancado em um calabouço. Durante a narrativa, não se sabe o que é real, o que é alucinação – e o condenado nos diz