Mais ou menos
O Renascimento surgiu entre os séculos XIV e XVI na civilização europeia, com a intenção de reviver a literatura clássica greco-romana. Durante o período, várias mudanças ocorreram (a ressurreição do passado clássico, fonte de inspiração, entre outros).
Características da Literatura Renascentista:
· Antropocentrismo;
· Otimismo;
· Racionalismo;
· Humanismo;
· Hedonismo;
· Individualismo.
Antropocentrismo
Nessa época o homem é valorizado, concreto e visível. E começa a se vangloriar por sua razão, por sua capacidade de raciocínio e por seu cientificismo.
Otimismo
Todas as formas de arte refletem e expõe: a literatura, a filosofia, a escultura e a pintura.
Racionalismo
Tentativa de descobrir pela observação e pela experiência as leis que governam o mundo. A razão humana é à base do conhecimento. Isto se contrapõe ao conhecimento baseado na autoridade, na tradição e na inspiração de origem divina que marcou a cultura medieval.
Humanismo
O humanista traduzia e estudava os textos antigos, principalmente gregos e romanos. Foi dessa inspiração clássica que nasceu a valorização do ser humano. Uma das características desses humanistas era a não especialização. Seus conhecimentos eram amplos.
Hedonismo
O hedonismo é uma doutrina filosófica que proclama o prazer como fim supremo da vida. Por isso, os hedonistas baseiam a sua existência na busca pelo prazer e na supressão da dor.
Individualismo
O artista, como criador individual de sua obra de arte, assinava suas obras, tornando-se famoso.
A Literatura
A literatura do Renascimento deu destaque à personalidade individual. Novas formas, como os ensaios e as biografias, tornaram-se importantes. A maior parte da literatura medieval fora escrita em Latim. Os escritores do Renascimento começaram a adotar línguas de seus próprios países de origem, como o italiano, o alemão e o português. A literatura renascentista também foi