Mais Educação para jovens de 15 a 17 anos no Ensino Fundamental
SEXTA-FEIRA, 6 DE MARÇO DE 2015
Ter entre 15 e 17 anos e estar fora da escola ou em defasagem idade/ano de escolaridade é a situação de quase a metade da população de jovens brasileiros nessa faixa etária.
Os desafios de uma Política Nacional de Adequação Idade/Ano Escolar para Jovens de 15 a 17 Anos no Ensino Fundamental são identificar e organizar propostas pedagógicas contemporâneas e adaptáveis às diferentes realidades das escolas públicas localizadas nos mais variados contextos brasileiros, a fim de superar os entraves que impedem a regularização do fluxo escolar deste universo de adolescentes e jovens.
Nessa perspectiva, a ação Mais Educação para Jovens de 15 a 17 Anos no Ensino Fundamental visa oferecer a esses jovens atividades diferenciadas e específicas, por meio da construção de Projetos de Vida.
Projetos de Vida
O objetivo da ação Mais Educação para Jovens de 15 a 17 Anos no Ensino Fundamental é de oferecer aos jovens dessa idade, e que se encontram na situação de defasagem idade/ano de escolaridade, atividades diferenciadas e específicas, tendo em vista a regularização do seu fluxo escolar.
Estruturada por meio da construção de Projetos de Vida, que consistem em trabalhos integrados entre as diferentes áreas de conhecimento. Os Projetos de vida têm como meta principal a criação de espaços para: AUTORIA, AUTONOMIA, CRIAÇÃO e PROTAGONISMO dos estudantes.
Espera-se que tais atividades permitam aos jovens nessa faixa etária lançar um olhar sobre suas trajetórias escolares, planejando e executando propostas de caráter investigativo e de organização de ações que lhes assegurem o prosseguimento de seus estudos e a realização de aproximações com o mundo do trabalho.
Como a ação é estruturada como parte integrante do Programa Mais Educação, as escolas que aderirem à ação devem garantir a inclusão jovens estudantes em todas as outras atividades constantes dos Macrocampos escolhidos no momento de