Eja-educação para jovens e adultos
Através do programa EJA a população brasileira tem obtido um crescimento visível em sua produtividade. Os jovens e adultos que voltam para a escola participam de aulas direcionadas, com conteúdos bem colocados e propostas de exercícios para tornar possível o ganho de informações. O EJA ganhou força principalmente na década de 90 com o fortalecimento da questão de Educação Popular defendida por Paulo Freire.
2
O QUE É
O EJA (Educação para Jovens e Adultos) é uma modalidade da Educação que tem como objetivo formar pessoas que não conseguiram concluir a escola no período adequado, e que não tiveram oportunidade. Por meio desse sistema se torna possível obter certificado de conclusão do Ensino Fundamental ou Médio, de acordo com a situação de cada aluno.
3
QUEM PARTICIPA
Hoje em dia a maior parte do público que procura pelo curso gratuito do EJA para ensino fundamental e médio são jovens trabalhadores e adultos, até mesmo da terceira idade, que não tiveram oportunidade por algum motivo de concluir seus estudos. São geralmente trabalhadores/as, empregados/as e desempregados/as que não tiveram acesso à cultura letrada. A maioria das escolas municipais e estaduais trabalha com cursos para alunos do EJA, sendo estabelecida uma idade mínima para poder fazer a matrícula e integrar a turma de alunos. Assim que as escolas anunciarem o período de inscrição, os interessados precisam comparecer as unidades para cadastro, munidos de documentos. As vagas são limitadas em cada uma das instituições de ensino, por isso não é recomendado deixar para se cadastrar na última hora. É importante ressaltar que para cada nível de ensino a exigência é diferente sendo para o Ensino Fundamental a idade mínima é de 15 anos completos e para o Ensino Médio, de 18 anos completos.
4
O QUE TEM
A modalidade conta com um material didático apropriado para dar mais velocidade às aulas, bem diferente dos adolescentes que freqüentam a escola regular. Os educadores para fazerem parte