Magui
No presente trabalho abordarse a o tema relativamente a ligação iónica, energia reticular, compostos iónicos e suas propriedades físicas e químicas, ciclo de BornHaber
, estruturas cristalinas e raio iónico.
1
LIGACAO IONICA Ligação iónica é todo o tipo de ligação que ocorre basicamente com 2 tipos de elementos metais e ametais, e tem como característica principal a doação e receção de eletrões, em que os metais tendem doar e os ametais tendem a receber eletrões, em que os ametais são os elementos mais eletronegativos.
Um método interessante e que facilita o entendimento do modelo de ligações iónicas consiste em supor a aproximação de dois átomos cuja interação sirva de modelo para compreensão de outras substâncias. Tomemos como exemplo o modelo constituído de sódio e cloro.
Conforme a posição da tabela periódica, sabe se que o sódio possui um eletrão mais externo, enquanto o cloro possui sete eletrões mais externos:
2 3 6 1
Na (Z=11): 1s
2s
2p
3p
2 2 6 2 5 Cl (Z=17) 1s 2s 2p
3s
3p
A diferença na quantidade de eletrões mais externos (valência) e sua distribuição eletrónica entre dois átomos provocam uma grande diferença no atracão entre esses eletrões e os respetivos núcleos. Os eletrões externos do cloro são mais fortemente atraídos pelo respetivo núcleo do que o único eletrão de valência do sódio é atraído pelo seu núcleo.
Apos essas considerações, pode se imaginar o que ocorrera quando os dois átomos estiverem mais próximos o suficiente, de modo que o núcleo de um deles atraia também os eletrões mais externos do outro átomo. No caso do NaCl, o núcleo o núcleo do cloro
2
atrai fortemente o único eletrão do sódio e o cloro passa a se comportar como um iao Cl ̵ + denominado cloreto, e