Magnétismo
Material:
ímã; fio de costura; folha de papel; palha de aço fina (p.ex. Bombril); um frasco transparente de óleo fino (Johnson);
Preparação:
Um ímã produz uma força sobre outros ímãs e sobre alguns tipos de metais a sua volta. A direção dessa força no espaço ao seu redor, é o que chamamos de campo magnético.
Esse campo pode ser visto facilmente de duas maneiras:
Coloque sobre o ímã uma folha de papel. Esfregue agora dois pedaços de Bombril sobre a folha de papel. Os pedacinhos de Bombril ao caírem sobre a folha se alinharão com o campo magnético do ímã que está debaixo do papel formando um interessante desenho.
Consiga um frasco transparente de óleo fino (por exemplo: Óleo Johnson). Verifique se de que o frasco possui um lado transparente e outro com fundo branco. Se ele for todo transparente, cole ou prenda com fita adesiva uma folha de papel em um dos lados. Desenrole a palha de aço e corte pequenos pedaços de aproximadamente 2 mm. Coloque uma colher de chá do Bombril cortado dentro do frasco. Agite bem e aproxime o ímã da lateral do frasco.Observe que cada pedaço da palha de aço se orienta na direção do campo magnético, possibilitando a visualização do campo magnético do ímã POR QUE OS IMÃS NÃO ATRAEM CERTOS OBJETOS DE METAL?
Porque apenas aqueles objetos que são constituído por ferro ou por uma liga que contenha ferro (como o aço) serão atraídos. Alumínio, chumbo, zinco, prata, bronze, latão e outros metais e ligas comuns do dia-a-dia não são atraídos. Porém, alguns outros metais como o níquel e o cobalto também apresentam propriedades magnéticas semelhantes à do ferro.
Por que o imã atrai outro objeto constituido de ferro e afasta outro imã?
O ímã é um material feito de ferro cujas partículas de ferro estão alinhadas, ou seja, as cargas positivas de todas as suas moléculas apontam numa mesma direção, e as negativas na direção oposta. Esse alinhamento de cargas gera um campo