magnética
6) Defina fluxo magnético.
O fluxo magnético, representado pela letra grega Φ ou ΦB, é análogo ao fluxoelétrico. 1 A unidade no SI é o weber, unidade equivalente ao tesla-metro quadrado (Tm²), 2 dado que o campo magnético mede-se em tesla (T) e a área em metro quadrado (m²).
Por definição, o fluxo do campo magnético através de uma superfície orientada é calculado como a integral do produto escalar do vetor campo magnético pelo elemento diferencial de área ao longo de toda a superfície S em consideração.3
Matematicamente temos,
Fluxo Magnético
Fluxo magnético através de uma superfície. O campo magnético que atravessa a superfície forma um ângulo com elemento infinitesimal de área (normal à superfície)
7) Discorra:
a) Lei de Faraday.
A lei de Faraday-Neumann-Lenz, ou lei da indução eletromagnética, é uma das quatro equações de Maxwell que regem o eletromagnetismo clássico. É com essa lei que se entende a produção de corrente elétrica em um circuito colocado sob efeito de um campo magnético variável ou por um circuito em movimento em um campo magnético constante. É a base do funcionamento dos alternadores, dínamos e transformadores.
Inicialmente Michael Faraday trabalhava em experimentos de química, supervisionado por seu chefe sir Humphry Davy, mas à luz dos resultados obtidos por Oersted sobre como correntes elétricas geravam campos magnéticos, o interesse de Faraday o fez iniciar uma série de experiências que resultaram na exposição à Royal Society de Londres, no dia 24 de novembro de 1831, do "Experimental Researches in Eletricity"1 , um trabalho que continuou ao longo dos anos posteriores onde Faraday cobriu vários fenômenos elétricos. Nessa primeira etapa ele fez experiências na esperança de encontrar analogias entre o comportamento de cargas em movimento (corrente elétrica) e de cargas paradas em condutores.
A hipótese inicial era de que, assim como um corpo carregado pode induzir cargas elétricas em outros corpos,