Permeabilidade magnética e relutância magnética
A permeabilidade magnética, cujo símbolo é [pic], é uma constante de proporcionalidade, dependente do material e da sua preparação, que relaciona a indução magnética do material num determinado ponto, em função do campo magnético existente no ponto. A sua unidade é H / m (henry por metro).
É calculada pela razão entre a densidade de fluxo magnético, B, numa substância e a intensidade do campo magnético exterior, H, isto é, é dada pela seguinte expressão matemática: [pic] = B/H.
Nos materiais paramagnéticos a permeabilidade magnética é maior do que 1, nos diamagnéticos é menor do que 1, nos ferromagnéticos muito superior a 1 e no vazio toma o valor de 1(magnetismo).
Se uma corrente elétrica passar numa bobine produz um campo magnético com um valor dado pela excitação magnética ou intensidade do campo magnético H que depende da construção da bobine. Por exemplo, numa bobine comprida (solenoide), o valor de H é dado por NI / l, em que N é o número de espiras da bobine e l é o seu comprimento. O valor de H aumenta com N e diminui com l, para a mesma intensidade de corrente I.
Esta excitação magnética H origina uma indução magnética B com um valor dado por B= μ0 H, em que μ0 é a permeabilidade magnética do ar (ou do vazio), pois é de ar o núcleo da bobine.
Se introduzirmos na bobine um núcleo de material ferromagnético, a indução magnética obtida é dada por B = μ H. Este valor da indução é muito maior que o valor obtido na bobine com núcleo de ar, pois o material ferromagnético apresenta fortes propriedades magnéticas.
Quando um fluxo magnético atravessa um material ferromagnético (por, exemplo, ferro), os átomos do material, que tendo propriedades magnéticas, se comportam como pequenos ímanes, vão rodar, alinhando-se com as linhas de força do campo magnético. As linhas de força entram pelo pólo sul do íman e saem pelo norte.
Desta forma, o fluxo magnético, inicialmente