Eletricidade
Objetivos da aula
Reconhecer, através da história, a importância do magnetismo; Conceituar e aplicar as características e propriedades de um imã, bem como as grandezas magnéticas.
1.1 Introdução
A descoberta dos fenômenos magnéticos desencadeou o modelo de desenvolvimento tecnológico vivenciado nos dias atuais. Apesar de o magnetismo não ter tido aplicação prática por muito tempo, seus fundamentos propiciaram relacioná-lo com a eletricidade, originando uma série de inovações tecnológicas.
1.2
Histórico
Não se tem registro do início do estudo sobre o magnetismo, nem de sua origem. Os gregos já sabiam desde a antiguidade, que certas pedras da região da Magnésia, na Ásia Menor, atraíam pedaços de ferro. Esta rocha era a magnetita (Fe3O4). As rochas que contêm o minério que apresenta este poder de atração são chamadas de ímãs naturais.
Em 1600, William Gilbert descobriu a razão de a agulha de uma bússola orientar-se em direções definida, pois a Terra é um ímã permanente. O fato de o polo norte da agulha ser atraído pelo
1
Polo Norte geográfico da Terra, implica dizer que este polo é, na realidade, polo sul magnético. Isso se verifica ao saber que polos de mesmo nome de dois ímãs repelem-se e de nomes opostos atraem-se.
Saiba Mais: http://servlab.fis.unb.br/matdid/1_2004/airton-josafa /magnetismo/principal.htm
1.3
Ímãs
Os ímãs têm seus domínios magnéticos orientados em um único sentido e possuem ao seu redor um campo magnético, em que exercem ações magnéticas. Pode-se citar como exemplo, a magnetita, que é um ímã natural.
Todo ímã possui duas regiões denominadas polos, situados nos extremos do ímã, onde este exerce de forma mais intensa suas interações magnéticas. Os pólos são denominados Norte e Sul.
Saiba Mais: http://www.youtube.com/watch?v=BRDJmXhWaaM http://www.cienciamao.usp.br/tudo/exibir.php?midia=pmd&cod=_p md2005_0605
1.3.1 Campo magnético de um Ímã
O campo magnético é a região do espaço em