INVESTIMENTO DIRECTO ESTRANGEIRO EM CABO VERDE
INVESTIMENTO DIRECTO ESTRANGEIRO
EM CABO VERDE
LIDIANE NASCIMENTO
Dissertação submetida como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Gestão de Empresas
Orientador:
Prof. Doutor Eduardo Correia, Prof. Auxiliar, ISCTE Business School,
Departamento de Gestão
Outubro de 2008
AGRADECIMENTOS
Ao Professor Doutor Eduardo Correia agradeço acima de tudo, a confiança e o incentivo. Factores determinantes para a conclusão deste trabalho dado as dificuldade que nos impuseram a diminuição do ritmo de trabalho. Também agradeço-lhe a disponibilidade e as, indispensáveis, orientações.
Um muito obrigada pela entrevista e disponibilidade ao Dr. Alexandre Fontes e ao Dr.
Manuel Pinheiro. Um especial obrigado ao colaborador da CI, José Celestino Sanches, pelos preciosos esclarecimentos e dados do IDE em CV e por se mostrar sempre disponível. Igualmente, agradeço aos investidores externos e respectivos colaboradores que fizeram parte do presente estudo, pelo profissionalismo e seriedade.
Aos meus país, Pedro Nascimento e Maria de Fátima Nascimento, e Cláusia
Nascimento, pela paciência e apoio. Não somente, pelas palavras certas em momentos críticos, mas também as suas participações no trabalho de campo dessa dissertação.
Agradeço, ainda, a Marlene Pinto pelo auxílio na recolha de dados na ilha de Boa Vista e o Levindo Nascimento pelo apoio como técnico.
Não poderei esquecer-me do carinho e do amor das pessoas que me estão mais próximas e que, incansavelmente, me escutaram, nos meus momentos de euforia sobre a dissertação, mesmo sem entender muito do assunto – Viviane Nascimento, Marísia
Nascimento, e Abílio Rocha. A este último um muito obrigada pela paciência e compreensão ao sacrificar os nossos momentos.
Obrigada a todos, que, de forma directa ou indirecta, contribuíram para que hoje pudéssemos expor a presente dissertação.
I
SIGLAS E ABREVIATURAS
AMI
–