diplomacia ecomomica
Ano Lectivo 2013/2014
Trabalho de Grupo
Disciplina:
Introduçao a Diplomacia
Tema
Diplomacia Económica
Descente: Docente:
Eliane Ramos Camilo Graça
Denia Cabral
Alhuna Pires
Jessica Almada
Introdução
Dificilmente se poderá determinar com exactidão, no tempo e no espaço, a aplicação da vertente económica da diplomacia na era moderna. Muito embora, com a progressiva globalização dos mercados e a ausência de um adversário político claro, após o desmantelamento do bloco soviético, reconheceu-se a necessidade de dotar a politica externa dos Estados de uma abrangência mais ampla.
Assim, apesar de se manter o enfoque político-estratégico, as questões de foro económico gradualmente assumem cada vez maior predominância nas relações entre os actores internacionais.
Para países, como é o caso de Cabo Verde, vulnerável, de pequena economia, com reduzido mercado interno, grande abertura e dependência do exterior, a componente económica da diplomacia releva de suma importância na prossecução dos objectivos não só da sua politica externa bem como da sua própria existência.
Diplomacia Economica
Diplomacia Economica e um instrumento de defesa externa dos interreses economicos nacinais, juntos ão outro estado ou de organizações internacionais. Podem ser traduzidas em apoio governamental as empresas no sentido de emsentivar os expitações, de promover o turimos ou de atrair investimentos directo externo (IDE).
A diplomacia economica e aquele que e dessenvolvida pelo estudo nas suas relações com outros estudos ou do seio dos outras organizações internacinais (PMI,OMC,DBN etc).
A diplomacia comercial tem haver com encontros e negociações entre Estados/Empresas. Neste mundo globalizado em que o estado deve de ser o