Magnésio
Licenciatura Engenharia Geotécnica e Geoambiente
“Magnésio”
Georrecursos
Paulo Renato Silva Ribeiro - 1110541
Bruno Emanuel Sousa Silva - 1110270
Tutor:
Eng.º José Hermenegildo Tavares de Freitas Carvalho
Março 2012
O magnésio é um metal alcalino-terroso e o oitavo elemento mais abundante na crosta da Terra, com o símbolo "Mg" e 12 o número atómico.
É encontrado em suplementos alimentares e nos vegetais folhosos, sendo considerado vital para os ossos saudáveis e uma boa circulação.
O metal pode ser obtido mediante o processo electrolítico e o silicotérmico. Pelo primeiro, extrai-se o magnésio principalmente da água do mar, sendo também possível usar como matérias-primas magnesite, dolomite e águas salinas naturais. Por electrólise do cloreto do magnésio, obtém-se o cloro e o magnésio metálicos. O mineral ferrosilícico liga de ferro e silício, é misturado à dolomite calcinada e prensado em pequenos tijolos, que são postos numa retorta de aço, submetidos ao vácuo e aquecidos a 1.200º C. Por esse processo, extrai-se o magnésio em forma de cristais, que se fundem.
Principais minérios:
Dolomite (MgCa (CO3) 2) Magnesite (MgCO 3)
Símbolo atômico: Mg Número atômico: 12 Categoria Elemento: metal alcalino Densidade: 1,738 g/cm3 (20 ° C) Ponto de fusão: 1202 ° F (650 ° C) Ponto de ebulição: 1994 ° F (1090 ° C) Dureza Mohs: 2,5 Usos * Na fotografia, alargamentos, pirotecnia e bombas incendiárias; * Nas indústrias aeronáutica e automóvel e na construção de mísseis; * Fabrico de telefones, computadores portáteis, câmaras e outros componentes electrónicos; * Na agricultura e jardinagem; * Os compostos de magnésio orgânicos ( reagentes de Grignard ) são importantes na síntese de moléculas; * O hidróxido na medicina é usado como antiácido e laxante; * O carbonato básico como material