Estudo dirigido - encontro com milton santos
1) Quais são os dois sentidos de globalização expostos no documentário Encontro com Milton Santos: O mundo global visto do lado de cá, de Silvio Tendler? A globalização mostrada por Silvio Tendler o documentário é completamente diferente do que fora idealizado pelos economistas. O Consenso de Washignton é um dos exemplos citados no documentário. Se pararmos para analisar, todos os países que seguiram essas regras foram visivelmente prejudicados, enquanto países como EUA, que não aplicaram esse Consenso as suas economias continuaram a crescer. A globalização foi exposta no sentido de que sua única preocupação é o consumo voraz, e não mais o humanismo. As pessoas não estão mais preocupadas com a condição de vida do ser humano, e sim em evitar a perda de lucro. O outro sentido é que existe uma nova globalização. Com o surgimento das novas tecnologias, é possível dar ao povo voz. Se bem utilizada, essa visão torta que temos sobre o que realmente é uma globalização, pode ser mudada e talvez o mundo comece a caminhar rumo a algo melhor.
2) Qual a alternativa a estas duas visões propostas pelo geógrafo?
É necessário que seja criado um novo código de ética, onde o povo não seja massacrado pela globalização e se torne o foco para o desenvolvimentos dos países. Em um de seus discursos Milton diz que nosso país não tem cidadão. Contra o consenso de Washington houve apenas alguns protestos isolados, mas o Brasil entrou as cegas no neoliberalismo. Milton afirma que o povo tem que se revoltar contra essa globalização para que nasça uma nova ética onde os direitos são respeitados como mostrados na constituição.
É preciso que seja discutido a situação atual do mundo. Deixar um pouco o capitalismo de lado e olhar para a população a nossa volta. O povo precisa ser ouvido, e com isso chegarmos a uma ideia comum para que possa ser criada uma nova globalização que não prejudique tanto quem realmente importa: o