Magnetismo
O magnetismo é um ramo da Física que estuda os fenômenos e propriedades relacionadas aos imãs. Estes, são elementos encontrados da natureza que possuem capacidades de atrair ou repelir alguns tipos de metais e também outros imãs.
O estudo do magnetismo é fundamental para o desenvolvimento da eletricidade e da engenharia. Os imãs são muito utilizados em equipamentos elétricos e eletrônicos. Quase todos os motores e geradores elétricos, por exemplo, possuem imã. Os conhecimentos de magnetismo são utilizados também para a fabricação de telefones, televisores, caixas de som, bússolas, etc.
Na Grécia Antiga já havia conhecimentos sobre o magnetismo. Tales de Mileto, por exemplo, chegou a retratar as propriedades de elementos com capacidades magnéticas.
Porém, somente em 1873 que o pesquisador Maxwell formulou leis capazes de descrever os fenômenos magnéticos. Foi este pesquisador que relacionou os efeitos do magnetismo com a eletricidade, dando origem aos estudos no campo de eletromagnetismo.
Imãs e magnetos
Um ímã é definido com um objeto capaz de provocar um campo magnético à sua volta e pode ser natural ou artificial.. Ímãs naturais: são aqueles que encontramos na natureza e são compostos por minério de ferro (óxido de ferro). Este tipo de ferro magnético é denominado magnetita. Imã natural: magnetita
Ímãs artifíciais: são aqueles que adquirem propriedade magnética ao serem atritados com um imã natural. A capacidade magnética destes imãs podem superar a dos imãs naturais. Esses ímãs são obtidos a partir de um processo denominado imantação, que ocorre com substâncias ferromagnéticas. O processo de imantação ocorre quando colocamos um corpo ferromagnético no interior de uma bobina elétrica ou de um solenóide onde passa uma corrente de grande intensidade, assim adquirindo um campo magnético, se tornando um ímã.
Os principais processos de imantação são:
a. Por indução magnética É o fenômeno pelo qual uma barra de ferro se