casador de fantasmas
2. Seguindo a onda do bom momento econômico e do aumento do mercado de alimentação fora de casa, o segmento de pizzarias não para de crescer. De acordo com Enzo Donna, diretor da ECD, consultoria especializada em alimentação fora do lar, o crescimento do setor em 2011 deve chegar a 12% -o dado fechado ainda não foi divulgado. "Para 2012, a expectativa continua sendo de crescimento", analisa Donna. O sucesso do mercado deve atrair novos empresários. "Hoje, algumas redes americanas já estão de olho no mercado brasileiro", diz.
3.
4. Para o executivo, um dos motivos do crescimento do setor é o fato de a pizza ser um alimento democrático. "Quase todas as classes sociais consomem pizza. Os ingredientes usados podem até ser diferentes, mas em suma o produto é o mesmo."
5.
6. De acordo com o estudo da ECD, a região Sudeste é dona de 58% do mercado nacional de pizzas. Só o Estado de São Paulo é responsável pela comercialização de cerca de 800 mil pizzas por dia. "São Paulo é um dos cinco maiores consumidores de pizza
7. per capita
8. do mundo", afirma Enzo.
9.
10. Adílson Barbosa, diretor das Pizzarias Unidas, associação de pizzarias do Estado de São Paulo, afirma que o mercado de pizzas vem se tornando mais competitivo com a revenda do alimento em outros tipos de estabelecimentos. "Hoje, existem várias empresas oferecendo pizza - padarias, lojas de conveniência e supermercados, por exemplo. Essas novas formas de comercializar o produto estão tirando um pouco do mercado das pizzarias."
11.
12. As dicas de Barbosa para quem decide entrar no mercado é ter um excelente modelo de gestão e boas ideias que possam gerar diferenciais. Segundo a Pizzarias Unidas, o Estado de São Paulo possui 10 mil pizzarias legalizadas.
13.
Fugazzeta
14. Com três meses de