Magnetismo
A Magnetita, é um mineral magnético formado pelos óxidos de ferro II e III ( FeO . Fe2O3 ), cuja fórmula química é Fe3O4. A magnetita apresenta na sua composição, aproximadamente, 69% de FeO e 31% de Fe2O3 ou 72,4% de ferro e 26,7% de oxigênio. O mineral apresenta forma cristalina isométrica, geralmente na forma octaédrica. É um material de dureza 5.5 - 6,5, quebradiço, fortemente magnético, de cor preta, de brilho metálico, com peso específico entre 5,158 e 5,180. É um mineral que se dissolve lentamente em ácido clorídrico.
A magnetita é a pedra-imã mais magnética de todos os minerais da Terra, e a existência desta propriedade foi utilizada para a fabricação de bússolas.O nome, magnetita vem da região onde a mesma era antigamente encontrada, que era a Magnésia (região da Grecia), e magnésia quer dizer "lugar das pedras mágicas", pois estas pedras "magicamente" atraiam-se.
B –
Depende de como o iman foi quebrado, se ele foi quebrado de um polo a outro, ele nao se junta, se voce quebra entre os dois polos ele se junta, o que ocorre e que a maioria dos imans que nos temos os polos ficam, na lateral do imã, e nao na ponta como geralmente imaginamos, sendo assim ele se repele ao inves de se juntar, as dias partes continuam com o mesmo magnetismo anterior.Resemindo, é possivel, dependendendo de como de como voce o quebra ele pode se repelir ou se juntar.
C –
1) cria um campo magnético ao seu redor
2) atrae substâncias magnéticas (ferro ou outros metais)
3) é capaz de imantar outro metal, ou seja passar as propriedades de imã para outro metal
3) Interage com outros ímãs de maneira que pólos iguais repelem-se e diferentes atraem-se. Semelhantemente ao que acontece com as cargas iguais e opostas.
4) inseparabilidade de pólos. Se você divir um ímã ao meio dois novos ímãs (menores) surgirão. Compare por exemplo com as cargas elétricas: posso separar cargas positivas das negativas, no ímã não posso separar o pólo norte do sul.
5) suspenso