Magnesio
O Magnésio é um mineral essencial para o crescimento e bom desenvolvimento ósseo, é necessário para o funcionamento de algumas enzimas essenciais (todas as que necessitam da vitamina B1), contribui para o equilíbrio do cálcio, potássio e sódio, ajuda ao bom funcionamento celular, necessário para a actividade hormonal, participa na síntese das proteínas, ajuda o cálcio a ligar-se ao esmalte dos dentes, essencial para o bom funcionamento muscular e neurológico, necessário para o crescimento e reparação dos tecidos, necessário para a produção de energia, ajuda a regular a temperatura corporal. Clique aqui para ver pessoas que emagreceram.
Se o nosso organismo estiver carenciado de Magnésio, poderão surgir alguns Sintomas como por exemplo alterações do ritmo cardíaco (arritmias), má circulação sanguínea, ansiedade, hipertensão, irritabilidade, espasmo muscular, depressão, flatulência (gases), excesso de colesterol, tiques faciais, cálculos renais, cãibras, apatia, convulsões, hiperactividade, insónias, crescimento deficiente, hipercalcémia, cansaço, enurese nocturna (urinar na cama durante a noite). Poderão surgir vários sintomas, ou numa fase inicial, apenas um ou dois, sendo os mais frequentes as famosas e dolorosas cãibras, o cansaço, ansiedade, depressão e insónias.
Quais os alimentos mais ricos em Magnésio? As algas, levedura de cerveja, ágar-ágar, gérmen de trigo, cereais integrais, sementes de linhaça, sementes de sésamo, aveia, milho, chocolate preto, nozes, amêndoas, búzios, mariscos, camarão, figos, alperces secos, tofú, lentilhas, ervilhas, favas, feijão, grão, feijão de soja, acelga, arroz integral, espargo, pepino, cenoura, couve-flor, salsa, hortelã, beterraba, folhas de beterraba, couve, espinafres, quiabo, ameixas, pêssego, pêra, laranja, banana, uvas, maçã.
Devemos tomar suplementos de Magnésio? Num estudo realizado recentemente