Cap 15 economia
1 – Crescimento e desenvolvimento
Muita gente confunde os conceitos de crescimento e desenvolvimento econômico.
Crescimento Econômico é o aumento do Produto Interno Bruto (PIB), ou seja uma elevação da produção da região estudada. O PIB é calculado através da soma de todos os produtos e serviços finais de uma região para um determinado período. Já o conceito de Desenvolvimento Econômico está relacionado a melhoria do bem estar da população.
Como se mede o desenvolvimento? Através de indicadores de educação, saúde, renda, pobreza, etc. Atualmente o Índice de Desenvolvimento Humano - IDH é o critério mais utilizado para comparar o desenvolvimento de diferentes economias. O IDH varia entre 0 e 1, numa analogia grosseira: o IDH do Inferno seria 0 e o IDH do Paraíso seria 1. Alguns países do Norte da Europa como a Noruega e a Suécia possuem IDH próximos a 0,95 (quase o paraíso!), enquanto que muitos países africanos possuem IDH inferior a 0,6.
Com melhores palavras (capítulo do livro): crescimento econômico e o crescimento contínuo da renda per capita ao longo do tempo. O desenvolvimento econômico é um conceito mais qualitativo, incluindo as alterações da composição do produto e a alocação dos recursos pelos diferentes setores da economia, de forma a melhorar os indicadores de bem-estar econômico e social (pobreza, desemprego, desigualdade, condições de saúde, alimentação, educação e moradia).
2 – Fontes de crescimento
O crescimento ocorrerá sempre que exista aumento na quantidade de trabalhadores utilizados no processo produtivo?
Para se poder responder a estas e a outras questões deve-se começar por identificar as fontes do crescimento económico. Convém, no entanto, esclarecer que não há uma receita para o crescimento. Algumas constantes são identificadas nos diversos estudos elaborados, o que permite falar nas fontes de crescimento económico, mas tal facto não invalida que a aposta em determinada