Resumo cap 15 fundamentos de economia autor vasconcellos
Na quase totalidade dos livros introdutórios de Economia, o estudo da Macroeconomia dá ênfase a questões de curto prazo ou conjunturais, relacio¬nadas com o nível de atividade, o emprego e os preços (as chamadas políticas de estabilização).
A teoria do crescimento e do desenvolvimento econômico, entretanto, dis¬cute estratégias de longo prazo, isto é, quais medidas devem ser adotadas para um crescimento econômico equilibrado e auto sustentado.
O desenvolvimento econômico é um conceito mais qualitativo, in¬cluindo as alterações da composição do produto e a alocação dos recursos pelos diferentes setores da economia, de forma a melhorar os indicadores de bem-estar econômico e social (pobreza, desemprego, desigualdade, condições de saúde, ali¬mentação, educação e moradia.
Os dados internacionais indicam as amplas diferenças de renda entre os pa¬íses em desenvolvimento. Os níveis de renda médios em muitos desses países, especificamente na América Latina, são semelhantes aos níveis de renda norte¬-americanos do século passado. Contudo, em outros países em desenvolvimento, na Ásia e na África, as rendas per capita são ainda menores
Um caminho para analisar as diferenças de desenvolvimento entre os pa¬íses é partir dos elementos que constituem a chamada “Função de Produção Agregada” do País.
Nesse sentido as fontes de crescimento são: Aumento na força de trabalho ; Aumento do estoque de capital;
Melhoria na qualidade da mão de obra; Melhoria tecnológica e Eficiência organizacional.
Para efeito de análise, ressaltaremos apenas os fatores econômicos estratégicos para o desenvolvimento.
No estudo das fontes do crescimento, muita ênfase é dada ao capital físico, mas o capital humano é muito importante. Ele é o valor do ganho de renda potencial incorporado nos indivíduos e inclui a habilidade inerente à pessoa, o talento, assim como a educação e as habilidades adquiridas.
Portanto, o crescimento está limitado ao tempo que os fatores de