Magma
- Convergência oceânica-oceânica: ocorre devido a diferença de densidade, gerando arquipélagos (arcos de ilhas) situados atrás da zona de subducção; - Convergência oceânica-continental: onde a geração de muitos vulcões, produzindo arco magmático na borda do continente, com rochas de composição intermediaria a ácida (andesito a riolitico). Nessas regiões as atividades vulcânicas na crosta continental estão intimamente ligadas a subducção da crosta oceânica.
Nesses dois tipos de convergência há a interação de fluidos a partir da desidratação da crosta oceânica subductada, assim como a fusão parcial da crosta oceânica e da cunha do manto, proporcionando intenso magmatismo.
FUSÃO PARCIAL E DESIDRATAÇÃO DA CROSTA OCEÂNICA A placa continental de composição félsica (por ser mais leve) mais resistente à subducção força a placa oceânica de composição máfica a subduzir. A placa que sofreu subducção, a oceânica, possui o gradiente geotérmico maior do que o da crosta continental, tendendo a aumentar significativamente a medida que entra em contato com o manto, este que se encontra fundido ou parcialmente