Madeiras
CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO
PALOMA DE SENA BELENS
MADEIRAS: PROPRIEDADES FÍSICO-QUÍMICAS DA MADEIRA.
ARACAJU
2014
PALOMA DE SENA BELENS
MADEIRAS: PROPRIEDADES FÍSICO-QUÍMICAS DA MADEIRA
Trabalho referente à propriedades físico-química da madeira, solicitado pela professora Michelline, que ministra a matéria Materiais de construção, para a turma de Arquitetura e Urbanismo, 2014.
ARACAJU
2014
1. PROPRIEDADES FÍSICO-QUÍMICAS DA MADEIRA
Vários estudos são feitos afim de indentificar os principais fatores físico-mecânico que envolvem a madeira e o seu comportamento no ambiente em que se desenvolve. Por exemplo, o comportamento físico-mecânico do material fica alterado com a presença ou a variação de humidade. Resistência à compressão, pode-se verificar uma variação de 4 a 5%, já a resistência à flexão, uma variação de 2% a 4% quando a humidade varia cerca de 1% (água de absorção).Quando as paredes das células estão completamente saturadas, sem derramamento para os espaços vazios das células, diz-se que a madeira atingiu o ponto de saturação das fibras (PSF).
Algumas das características mecânicas são dependentes, principalmente, da massa específica, da porcentagem de madeira juvenil, da largura dos anéis, do ângulo das microfibrilas, da inclinação da grã, da quantidade de extrativos, do teor de umidade, da intensidade ao ataque de insetos, cupins e fungos xilófagos, quantidade de nós, além da espécie, procedência, altitude, dentre outros (EVANS et al., 2000; LADRACH, 1986). Já as características físicas são: Umidade, densidade, resistência ao fogo e retrabilidade. As propriedades físico-mecânicas da madeira de árvores plantadas variam significativamente a depender do ambiente em que se desenvolve. 1.1. PROPRIEDADES MECÂNICAS DA MADEIRA
A partir da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), se permite haver normas e padrões sobre os estudos