madeiras
ESTRUTURAS DE MADEIRAS
TUBARÃO, DEZEMBRO DE 2012
ESTRUTURAS DE MADEIRA PROJETO COBERTURA GALPÃO
Projeto apresentado ao Curso de Graduação de Engenharia Civil da Universidade do Sul de Santa Catarina, para a disciplina de Estruturas de Madeira. Solicitado pelo professor Walter Olivier Alves.
TUBARÃO, DEZEMBRO DE 2012
1. INTRODUÇÃO No Brasil a madeira é empregada para diversos fins, tais como construções de igrejas, residências, depósitos, pontes, passarelas, na indústria moveleira e especialmente nas edificações. Também é empregada em ambientes agressivos como beira-mar, indústrias químicas, curtumes etc.
Atualmente existe um grande preconceito em relação ao emprego da madeira, isto se deve ao desconhecimento do material e a falta de projetos específicos e bem elaborados.
A madeira possui varias vantagens como a baixa densidade, sendo aproximadamente um oitavo do aço, e uma alta resistência mecânica sendo muitas vezes maior que a do concreto. O objetivo principal deste trabalho é dimensionar os elementos estruturais da cobertura em madeira de um pavilhão, por meio de cálculos e verificações das normas técnicas tais como NBR 7190 (Projeto de estruturas de madeira) e NBR-6123 (Forças devidas ao vento em edificações – procedimento).
A treliça, objeto do nosso estudo é um sistema utilizado tipicamente em coberturas onde as barras trabalham geralmente a tração e compressão simples. Na teoria analisamos a treliça com nós rotulados, porém na prática a maioria dos seus nós são rígidos.
Em galpões industriais essas treliças estão sujeitas aos diversos esforços que atuam combinados ou isoladamente. As cargas consideradas para o cálculo da estrutura são: o peso próprio da estrutura, sobrecarga (cargas acidentais), o vento de sobre pressão e sucção. Ainda podem