Ética Segundo Adela Cortina
A ética é teoria, investigação ou explicação de um tipo de experiência humana ou forma de comportamento dos homens, o da moral considerado, porém na sua totalidade, diversidade e variedade, o que nela se afirme sobre a natureza ou fundamento das normas morais deve valer para a moral da sociedade grega, ou para a moral que vigora de fato numa comunidade humana moderna.
Segundo os autores, moral e ética estão inteiramente ligadas com a sociedade onde cada indivíduo está inserido. Basta analisar o passado histórico moral desta sociedade, e assim se tornará possível avaliar os atos morais de cada problema prático vivido diariamente pelo homem, enquanto sociedade moderna.
A moral está subdividida em vários âmbitos da ação humana, sendo ela de direito, religião, convivência social ou até mesmo de tipo técnico, isso faz com que cada indivíduo pense nas mais diversas conseqüências antes de atingir o resultado desejado a partir do seu ato.
Segundo Adolfo Sanchez Vazquez, a moral é totalmente ligada com as relações humanas, com problemas práticos, uma relação concreta entre indivíduos que buscam por realizar um ato, e que pensa nas conseqüências deste ato para com os outros indivíduos envolvidos. Cada indivíduo tem a necessidade de pautar o seu comportamento por normas que se julgue mais apropriadas e dignas de serem cumpridas, assim estas normas passam a serem aceitas intimamente e reconhecidas como obrigatórias, e o indivíduo passa a compreender que deve enfim agir desta ou daquela forma.
Agir moralmente, segundo Vazquez seria enfrentar determinados problemas nas suas relações mútuas, tomar decisões e realizar certos atos para resolver e ao mesmo tempo, julgar ou avaliar de uma ou de outra maneira esta decisão e estes atos.
Por isso é inútil procurar na ética uma norma de ação para cada situação concreta, pois ela é teórica, os problemas éticos são caracterizados pela sua generalidade. Portanto de na vida real um indivíduo enfrenta