Madeira
Definição: è um material orgânico composto por fibras lenhosas.
Definição do seu tamanho: depende do lugar onde ela está plantada e sua espécie. Podem ser:
Árvores de pequeno porte
São aquelas cuja altura permite o plantio sob a rede de energia elétrica. Na fase adulta ela pode atingir de 4 a 6 metros de altura total. Esse tipo de árvore é apropriado para plantio em calçadas estreitas (menores do que 2,0m. Exemplos:
· Pata de vaca ou Bauhinia
· Resedá ou extremosa
· Marinheiro ou Trichilia
Árvores de médio porte
São aquelas cuja altura na fase adulta atinge de 6 a 8 metros e o raio da copa varia em trono de 4 a 5 metros. São apropriadas para calçadas largas (maiores do que 2,0m), com presença de recuo predial e ausência de fiação elétrica. Exemplos:
· Dedaleiro ou Lafoensia
· Quaresmeira ou Tibouchina
· Cassia imperial ou Cassia
· Aleluia ou Senna multijuga
· Sibipiruna ou Caesalpinia peltophoroides
Árvores de grande porte
São aquelas que, na fase adulta, ultrapassam 8 metros de altura e o raio da copa é superior a 5 metros. Essas espécies, devido ao porte e ao sistema radicular, são recomendadas para plantio em locais como praças, parques e grandes avenidas. Exemplos:
· Ipê amarelo ou Tabebuia alba
· Tipuana ou Tipuana tipu
· Ipê roxo ou Tabebuia avellanedae
· Jacaranda mimoso ou Jacaranda mimosifolia.
Classificação da madeira:
- 1ª classe: Macias ou dóceis
São leves, moles, fracas e porosas, de crescimento rápido, contam-se o cedro, o pinho, a caixeta, o tamboril, a mandioqueira e outras. As marcenarias empregam-nas, externamente, no fabrico de móveis baratos, nos compensados, nos fundos, nos engradados, etc.
- 2ª classe: Dura
Caracterizam-se pelo crescimento lento, pela muita dureza e resistência, e pelas suas tintas variadas. São as seguintes: a aroeira, o angico, o ipê, a cabriúva, a sucupira, o amarelo-cetim, os jacarandás roxo e pardo, e tantas outras. Estas madeiras são quase incorruptíveis