Madeira
A madeira é um ótimo material de construção quanto aos aspectos de conforto, plasticidade no projeto, rapidez de montagem e durabilidade. Habitar uma casa de madeira aproxima o homem da natureza, pois a madeira mantém em seu estado final de industrialização, características como cores, texturas e aromas naturais, que podem ser explorados nas diferentes aplicações das construções habitacionais.
O numero de construção em madeira é pequeno, devido a vários fatores que vão desde a forte tradição em construções de alvenaria, até a falta de valorização de madeira, como material de construção, nos cursos de arquitetura e engenharia.
No Brasil, ao longo de sua história, o uso de técnicas construtivas inadequadas fizeram com que as construções em madeira sejam sinônimas de sub-habitação ou de pouca durabilidade. A madeira é a substância compacta do interior das árvores. A madeira é o conjunto dos elementos lenhificados de uma planta que estão dispostos por baixo do córtex. Dão sustentabilidade à planta e são condutores da seiva bruta. A madeira é utilizada para fabricar todo o tipo de objetos. A madeira é trabalhada artesanalmente na construção de objetos decorativos como barcos em miniatura, quadros, incrustados, talha, entre outros. A lâmina de madeira ou a chapa de madeira são materiais muito utilizados na elaboração de manualidades, devido ao seu fácil manejo. A partir da conferencia mundial Rio-92, os países Europeus, como França, Finlândia e Alemanha, consideraram a aplicação da madeira na construção como um fator importante para o desenvolvimento sustentável.
PRINCIPAIS VANTAGENS DO USO DA MADEIRA É renovável, abundante e altamente sustentável na natureza;
Possui elevada resistência em relação a sua baixa massa específica;
Excelente isolante térmico e acústico;
Facilidade de trabalho e união das peças;
Inerte, mesmo quando está exposta a ambientes químicos;
Baixa demanda de energia para produção;
Pode ser reutilizada, por várias vezes;