Corrosão
Este relatório tem por finalidade relacionar os experimentos do laboratório de química tecnológica, o qual houve uma introdução do conceito de corrosão, tendo como objetivo verificar a corrosão do ferro (prego) em diversos meios.
“Corrosão é um termo químico bastante empregado no cotidiano para se referir ao processo de destruição total, parcial, superficial ou estrutural de determinado material causado pela ação do meio.(Jennifer Fogaça). A corrosão pode ser classificada em: Corrosão eletroquímica: Este é considerado o tipo mais comum de corrosão, pois ocorre com os metais, geralmente na presença de água. Corrosão Química: É a ação de algum agente químico diretamente sobre determinado material, que pode ou não ser um metal. Esse tipo de corrosão não necessita da presença de água e não há transferência de elétrons como na corrosão eletroquímica.Corrosão eletrolítica: É um processo eletroquímico que ocorre com a aplicação externa de uma corrente elétrica. Diferente dos outros processos citados à cima, este não ocorre de forma espontânea. Neste caso quando não há isolamento ou aterramento, ou estes estão com alguma deficiência, formam-se correntes de fuga, e quando elas escapam para o solo formam-se pequenos furos nas instalações.
Um determinado meio pode ser extremamente agressivo, sob o ponto de vista da corrosão, para um determinado material e inofensivo para outro. Os meios podem ter características ácidas, básicas ou neutra e podem ser aeradas.
Exemplos de meios corrosivos:
“Atmosfera:
Depende fundamentalmente dos fatores; umidade relativa, substâncias poluentes, temperatura, tempo de permanência do filme de eletrólito na superfície metálica.
Água :
Águas naturais, contaminantes presentes em águas naturais: Gases dissolvidos, Sais dissolvidos, Matéria orgânica, Sólidos suspensos, Bactérias, limos e algas.
Solo:
Umidade, pH, condições climáticas, heterogeinidade do solo, características físico- químicas – presença de água,