negocio
Autor: Ronaldo Barbosa
Tema 07: Conhecimento Interorganizacional. Inteligência Competitiva.
CONVITE À LEITURA
A internet tem revolucionado o funcionamento das empresas de inúmeras formas.
A análise de mídias sociais on-line, por exemplo, é uma das principais fontes atuais para extração de dados, informação e conhecimento. Com o uso adequado dessa ferramenta, pode-se, por exemplo, analisar o que as pessoas dizem de uma marca e utilizar essa informação para a tomada de decisões.
Mas a internet oferece ainda oportunidades para empresas menores competirem em redes globais ao participarem de redes colaborativas.
O estudo de configurações bastante distintas, de um lado a Toyota e seus fornecedores, do outro, as empresas do Vale do Silício, nos Estados Unidos, contribui para mostrar as diferenças estratégicas entre grandes corporações e estabelece dois cenários diferentes para a utilização das ferramentas de Gestão do Conhecimento que já conhecemos e que retomaremos nesta aula.
Portanto, analisaremos algumas ferramentas mais avançadas de Gestão do Conhecimento e as práticas de colaboração em rede entre empresas. Compararemos as configurações em rede da
Toyota/fornecedores com as empresas do Vale do Silício, nos Estados Unidos.
Então, vamos lá!
TEXTO E CONTEXTO
Por que as empresas colaboram?
A rápida mudança econômica e tecnológica, a redução no crescimento da produtividade, o aumento na pressão competitiva, a interdependência global e o desaparecimento das fronteiras entre entidades diferentes: tudo isso facilita a colaboração em rede em resposta à turbulência que empresas individuais são incapazes de gerenciar em função da falta de recursos ou da inabilidade em controlar fatores externos. A melhor estratégia para as empresas passa a ser a colaboração e alta competição, com benefício de aprendizado para os participantes.
Redes colaborativas ocorrem onde os participantes têm um relacionamento recorrente de longa data e