Madeira
ESTRUTURA DE MADEIRA – PROPRIEDADES FÍSICAS DA MADEIRA
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS
SÃO PAULO – SP
10/2013
ESTRUTURA DE AÇO E MADEIRA: RESUMO ESTRUTURA DE MADEIRA
Maria Pryscilla V. de Moura RA2210102194
Trabalho apresentado para a disciplina: ESTRUTURA DE AÇO E MADEIRA
Professor José Luiz Lagoa
Engenharia Civil - 8° C Noturno
Sala 226 – Campus Santo Amaro
São Paulo
10/2013
INDICE
1. Umidade 04
2. Retrabilidade 05
3. Resistência ao Fogo 06
4. Densidade 07
5. Modulo de elasticidade 08
1. Umidade
A massa específica da madeira de uma árvore recém-cortada está em função da água contida nos seus espaços celulares e intercelulares, da água impregnada nas paredes celulares e da água que participa da sua constituição química.
O teor de umidade da madeira é um fator de grande importância, normalmente inviabilizando que a madeira no “estado verde” seja industrializada a grandes distâncias da área de exploração. Além do fato da variação do teor de umidade da madeira causar alterações em seu volume.
Assim, o controle do teor de umidade da madeira é indispensável para que possamos utilizá-la de forma adequada, evitando o desenvolvimento de defeitos como empenamentos, arqueamentos, torções, etc. O teor de umidade da madeira também está relacionado com as propriedades de resistência da madeira (propriedades mecânicas), com a maior ou menor facilidade em trabalhar com este material (trabalhabilidade), com seu poder calorífico, sua suscetibilidade a fungos, entre outras.
1.1 Teor de umidade de uma madeira
É a relação entre o peso da água contida no seu interior e o seu peso no estado completamente seco, expresso em porcentagem, usualmente calculado pela seguinte fórmula:
w – umidade - massa úmida
- massa seca
1.2 Métodos Utilizados Para A Determinação Do Teor De Umidade