Madeira plástica
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA DA DISCIPLINA DE QUÍMICA DOS MATERIAIS
TOLEDO
2012
MADEIRA PLÁSTICA
Atividade prática supervisionada – APS, da disciplina de Química dos Materiais sobre Madeira Plástica.
Professor:
Toledo
2012
SUMÁRIO
1 – INTRODUÇÃO 4 1.1 – Objetivo 4 1.2 – Metodologia 4 2 – USOS DA MADEIRA NA CONSTRUÇÃO CIVIL 4 3 – POLÍMEROS 5 4 – LIXO E RECICLAGEM 6 5 – MADEIRA PLÁSTICA 6 5.1 – Reciclagem do lixo plástico e a madeira plástica 7 5.2 – Produção da madeira plástica 8 5.3 – Vantagens e utilização da madeira plástica 9 6 – CONCLUSÃO 10 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 11
1 – INTRODUÇÃO
1.1 – Objetivo
O objetivo deste trabalho é apresentar a madeira plástica, um novo tipo de material construtivo. Mais especificamente, iremos avaliar as vantagens em relação à madeira comum (natural), descrever algumas de suas características físicas e químicas e abordar como se dá sua fabricação a partir de produtos recicláveis.
1.2 – Metodologia
Este trabalho será baseado em pesquisa bibliográfica, através de artigos e trabalhos publicados por profissionais e instituições capacitadas.
2 – USOS DA MADEIRA NA CONSTRUÇÃO CIVIL
A madeira é um material produzido a partir do tecido formado pelas plantas lenhosas com funções de sustentação mecânica. Sendo um material naturalmente resistente e relativamente leve, é frequentemente utilizado para fins estruturais e de sustentação de construções.
Na construção civil, a madeira é utilizada de diversas formas em usos temporários, como: fôrmas para concreto, andaimes e escoramentos. De forma definitiva, é utilizada nas estruturas de cobertura, nas esquadrias (portas e janelas), nos forros e nos pisos. Para atender a esses usos, os principais centros demandantes de madeira serrada aqui no Brasil, localizados nas Regiões Sul e Sudeste, se abasteceram durante décadas com o pinho-do-paraná (Araucaria angustifolia) e a peroba-rosa (Aspidosperma