madeira plastica
É um material semelhante à madeira e que é fabricado a partir da reciclagem de vários tipos de plástico, que são processados e pigmentados para chegar a um novo material, sólido com uso idêntico aos da madeira, podendo ser pregada, parafusada, rebitada ou colada. tem a mesma resistência e durabilidade, mas não derruba nenhuma árvore e ainda ajuda a limpar o planeta. A ‘madeira plástica’, tecnologia 100% nacional, transforma embalagens de polietileno de alta densidade em um composto que é ‘pau para toda obra’. É resistente ao sol, à corrosão, chuva, poeira e pode ser mantida em contato permanente com o solo. É também imune a pragas e não mofa ou cria fungos, pois praticamente não absorve umidade. No quesito segurança, a Madeira Plástica ainda se destaca por não soltar farpas ou rachaduras, e é extremamente resistente ao tempo. Outra grande vantagem do produto é ser livre de manutenção e pinturas, pois o material já pode ser comprado na cor desejada.
100 metros quadrados de madeira biossintética equivalem a 2,5 toneladas de resíduos aproveitados e a preservação de quatro ou cinco pés de Ipê. Um quilo de resíduo vira um quilo de madeira biossintética. Ou seja, no processo, tudo é aproveitado. a madeira plástica é composta por plástico reciclado e possui metade da massa da madeira Em sua composição o plástico pode ser acrescido de porções de minerais, fibras naturais e vidros, materiais que aumentam a sua resistência e estabilidade. uma formulação de madeira plástica, que consiste em uma mistura de polietilenos reciclados (cerca de 75% de polietileno de baixa densidade (LDPE) e 25% de polietileno de alta densidade (HDPE)), e cuja marca foi registrada como IMAWOOD®.
Em algumas formulações de madeira plástica, são utilizados compósitos com cargas vegetais, tais como fibras naturais e serragem de madeira, ou ainda minerais como carbonato de cálcio, talco e fibras de vidro sintéticas. Essas cargas são utilizadas com o propósito de melhorar as