Madeira Mamore
Aluno: Adriana, Júlio Cesar.
Estrada de ferro Madeira - Mamoré
Ji-paraná, (RO) Setembro 2014.
Introdução
A Estrada de Ferro Madeira-Mamoré é uma ferrovia construída entre 1907 e 1912 para ligar Porto Velho a Guajará-Mirim, no atual estado de Rondônia.
Ficou conhecida à época como a "Ferrovia do Diabo" devido às milhares de mortes de trabalhadores ocorridas durante a sua construção devido às doenças tropicais, complementar à lenda de que sob cada um de seus dormentes existia um cadáver.
HISTORIA
Todo mundo sabe que a Estrada de Ferro Madeira - Mamoré teve seu passado de glórias, considerando-se seu papel decisivo na criação do Território do Guaporé e seu desenvolvimento, bem como sua transformação no Estado de Rondônia.
No entanto, já se vai um século de abandono e falta de respeito com esse patrimônio histórico que é o retrato de um povo, a certidão de nascimento do chão que pisamos e que hoje chamamos de Rondônia em homenagem àquele que desbravou essas paragens do poente há mais de um século.
Patrimônio histórico e cultural inalienável e de incalculável valor, os rondonienses que amam essa terra se batem muito pela sua preservação, preocupação esta que incide na mente e no coração de um membro do Poder Judiciário em cujo âmago vive uma alma e um coração amazônicos. Diz o ditado: bebeu a água do Madeira... Pronto: Já me sinto mais uma sentinela avançada na luta pela preservação da nossa história, vitória inarredável da nossa cultura e valores sobre a avalanche de baboseiras vendida cara no merchandising televisionado das 20 horas.
Daí surgiu a ideia de realizar uma inspeção judicial para atestar pessoalmente o estado da EFMM após a enchente que a castigou ainda mais: o ato judicial teve lugar no “Prédio do Relógio” da Av. 7 de Setembro, antiga sede da administração da Ferrovia e em seguida em todo o seu complexo no Pátio da Estação, dia 25.04.2014. Não vou aqui repetir tudo o que